quarta-feira, 9 de julho de 2008

Importância histórica, econômica , cultural e social das palmeiras

Foto Antônio Neri

As palmeiras fazem parte do contexto de Santa Vitória do Palmar , desde a sua fundação. Em 24 de dezembro de 1888, Santa Vitória passou a ser chamada de Santa Vitória do Palmar devido a esposa de seu fundador, Manuel Corrêa Mirapalhete chamar-se Vitória e ser grande devota da Santa Vitória. o nome Palmar é também devido a grande quantidade de palmeiras na região, provavelmente semeadas por aves migratórias, que se abrigavam nos banhados junto à Lagoa Mirim. Ainda se encontram alguns palmares, mas foram na maioria devastados pelas plantações de arroz, que intensificou-se na região a partir da década de 1960, com mecanização intensiva. A área em território uruguaio, contínua à Lagoa Mirim ainda apresenta palmares bem preservados. Os famosos centenários currais de palmas, onde o gado era colocado dentro de num círculo de palmeiras, ainda são visíveis em propriedades da região e se constituem testemunhos de uma riqueza histórica . As palmeiras do butiá fazem parte do patrimônio cultural e da identidade dos santa-vitorienses, através da literatura, música, poesia, pintura, teatro e diversas manifestações artísticas.

O ecossistema dos palmares se constitui numa alta biodiversidade associada a uma importante população de flora e fauna, constituindo algumas espécies raras e em extinção que vivem em associadas a palma de butiá. O palmar, através dos tempos, foi de grande importância cultural e econômica. Atualmente a cultura produtiva do palmar se dá especialmente na produção artesanal de diversos produtos a partir de seu fruto: o Butiá. Licor, sorvete, doces, geléias são alguns exemplos de produtos derivados dessa fruta. Já a folha da palma é utilizada para confecção de adornos, bolsas, utensílios, entre outros. Nesse sentido o Palmar do Butiá significa um recurso sócio-econômico importante para a população santa-vitoriense com a comprovação de estudos que demonstram a utilidade econômica atual desse ecossistema e a demonstração pela a prefeitura de Santa Vitória na realização da Febutiá, mostra de produtos derivados da palmeira do butiá.

3 comentários:

Unknown disse...

Sou suspeita de fazer comentários, afinal sou tutora e fanzoca das minhas meninas, mas ficou mmtttooo lindddoooo!!!!!!!!!

Parabéns meninas! O trabalho será muito bem recompensado, podem ter certeza!!!

Unknown disse...

Parabéns Guacira pelo trabalho maravilhoso que para "variar" estás fazendo, é muito bom saber que ainda existem pessoas assim como tu. Parabéns

confraria&canastra disse...

Sou natural de Santa Vitória, em 1979 fui para a capital do estado.Na minha juventude muito fui ao palmar pegar butias.Mais naqueles tempos, só se fazia o licor.Em santa catarina, o butia é uma fonte de renda.Se faz suco,géleia,sorvete,picolé,em calda.Tomara que o pessoal consiga recuparar a devastação das palmeiras.Um grande abraço!!!