Seminário aproxima a universidade com os diferentes setores da sociedade.
Foto: Guacira Santos
Os alunos do 4º semestre do curso de Turismo Binacional da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Campus Santa Vitória, Décio Garcia, Heiderson Bork e Marcell Larrion, sob a coordenação dos professores Michel Constantino Figueira e Juliana Lima, realizaram o 1º Seminário do Butiá: Identidade e Preservação, no dia 26 de agosto, das 14h às 18h30min, na Câmara de Vereadores. O evento contou com a presença de alunos dos cursos de turismo, além de técnicos, estudantes e professores ligados à área e com o apoio dos acadêmicos Miguel Ribeiro e Eliane da Silva e da Prefeitura Municipal.
O seminário iniciou com a palestra da agrônoma da Secretaria da Agricultura, Elisamar Farias que falou da morfologia da palma e as ações da prefeitura referentes às palmeiras, seguida pelo presidente da Ong EcoPalmar, Maurício Machado que discorreu sobre trabalho daquela entidade sobre as palmeiras relatando também situação dos palmares de Rocha. Já a bióloga Anelise Saraiva Maximila, apresentou seu trabalho de conclusão de curso que tratou sobre a extinção das palmeiras.
Os alunos organizadores fizeram um relato do trabalho realizado por eles em relação às palmeiras, destacando o plantio de mudas em área cedida por um produtor local, ação que caracterizou o trabalho inicial do projeto e também a continuidade com a realização do seminário.
Ainda na continuação, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Clarivani de Abreu, falou sobre o trabalho realizado junto ao programa de Economia Popular Solidária que utiliza o fruto e a folha da palmeira para o artesanato e a gastronomia, promovendo o aumento de renda das famílias e a inclusão social. No intervalo do evento, os participantes degustaram produtos da gastronomia do butiá elaborados pelo Programa de Economia Solidária da prefeitura.
Para finalizar, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória, Márcio Silveira, falou sobre a efetiva adequação das lavouras de arroz à legislação ambiental, enfatizando que os arrozeiros santa-vitorienses cumprem essa legislação, adotando procedimentos e práticas ambientalmente corretas na lavoura de arroz. Silveira foi elogiado pelos participantes pela sua disposição em fazer parte do diálogo e estar presente nas discussões que envolvem o meio ambiente no município.
O coordenador do Curso de Turismo Binacional, Michel Figueira, agradeceu aos participantes e palestrantes que contribuíram para o sucesso do evento. “O papel da universidade é trabalhar em prol de uma sociedade melhor e mais justa, respeitando os diferentes argumentos e posições e aproximando os setores da sociedade”, destacou.
Seminário aproxima a universidade com os diferentes setores da sociedade.
Foto: Guacira Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário