sexta-feira, 15 de abril de 2011

Entidades querem recuperar o Ecossistema Palmar


As entidades ambientalistas Eco-Palmar, Instituto Litoral Sul e Associação de Preservação do Histórico, Arqueológico e Paleontológico(APHAP), promoveram uma reunião, no dia 10 de abril, ma residência do biólogo Jamil Correa Pereira, a fim de apresentar o projeto “ Recuperação do Ecossistema Palmar no Município de Santa Vitória do Palmar, através da criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que é constituída por terras privadas com  o fim de preservar a diversidade biológica do local onde se encontra.
No encontro, o tema palmares foi apresentado sob os aspectos, histórico, pelo professor Homero Vasquez e geográfico, pelo engenheiro agrônomo,Carlos Alcy Cardozo. Já o presidente da Eco-Palmar, Maurício Machado, realizou explanação sobre a lei que estabelece a criação da RPPN, e apresentou estudo feito por àquela instituição sobre a situação atual das palmeiras no município. Também estiveram presentes no encontro, as professoras do Curso de Turismo Binacional, Juliana de Lima e Ligia Dalchiavon, os membros da Eco-Palmar, Marçal Mendonça, Silvio Marchiori, Marília Cardozo, Mário Rosalez, Felipe Rosalez, Isaac Rodrigues e Éden Vieira, a artista plástica, Ida Castro, a jornalista Guacira Santos e o presidente do Instituto Litoral Sul, Sebástian Diano.
Uma RPPN é criada para proteger a fauna, a flora e os aspectos naturais existentes em uma propriedade ou parte dela sem comprometer a posse do proprietário sobre o local e sua utilização de forma sustentável. O proprietário assume, de vontade própria, o compromisso pela preservação da propriedade por tempo indeterminado, uma vez que o título é de caráter permanente, ou seja, mesmo que o local seja vendido para outro proprietário ele continuará sendo uma unidade de conservação e deverá ser preservado. Por este mesmo motivo a área não poderá ser utilizada para penhora em financiamentos. Ao todo, existem hoje no Brasil, 750 RPPN’s distribuídas pelo território nacional e que juntas somam cerca de 580.000 hectares de áreas protegidas
Muitos proprietários que, cientes de sua responsabilidade pela preservação ambiental e garantia de um futuro sustentável para as futuras gerações, tentam preservar suas terras, encontram dificuldades por causa da caça ilegal, desmatamento e invasões de animais e outras pessoas que não possuem a mesma consciência. Assim, ele pode encontrar na criação da RPPN um apoio legal ao seu objetivo de preservação uma vez que a legislação ambiental brasileira trata como crime o desmatamento e a caça em unidades de conservação. Além disso, ao criar uma RPPN, o proprietário ainda poderá contar com diversos benefícios, como isenção de ITR, financiamentos, repasse de ICMS ecológico, entre outros.

Entidades e associações reunidas para recuperar o ecossistema palmar- foto Guacira Santos

2 comentários:

Unknown disse...

ah que legal adorei,muito bom mesmo temos muitas riquezas aqui em Santa Vitória e não são preservadas!
Beijos

JOSÉ VITOR CENTENO RODRIGUES disse...

CÓPIA DO E-MAIL QUE MANDEI A ALGUNS VITORIENSE:
LEIO O EXEMPLAR DE O VITORIENSE DE ABRIL UMA NOTÍCIA MAIS DO QUE IMPORTANTE - "ENTIDADES PREOCUPADAS COM A RECUPERAÇÃO DO ECOSISTEMA PALMAR".
PARABÉNS AO GUERREIRO PROFESSOR HOMERO, À GUACIRA (CONHEÇO BEM SEM BLOG EM DEFESA DAS PALMEIRAS) E AO ESPECIAL ALCY CARDOSO. TAMBÉM À MARÍLIA, QUE SEMPRE DÁ GUARIDA A LUTAS IMPORTANTES.
PRIMEIRO O VELHO PORTO DE SANTA VITÓRIA, QUE VOLTA E MEIA AMEAÇA RESPIRAR. QUEM SABE UM DIA....
MAS AS PALMEIRAS! ISSO SIM QUE É UMA GRANDIOSA BANDEIRA. É UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO. MAS A RAPIDEZ DA INTERNETE TEM MUDADO MUITO AS COISAS. VIMOS DOMINGO NO FASTÃO COMO UMA JOVEM PROFESSORA MOBILIZOU A NAÇÃO, VIA YOU TUBE. E NÃO TERIA PARADO TÃO RAPIDAMENTE NO FASTAU SE NÃO FOSSE ESSA DEMOCRACIA ESTONTEANTE DA REDE.
MAS AINDA TEMOS O ENTRAVE, O ENTULHO, O LIXO DE UMA IMENSA MAIORIA DE POLÍTICOS - SENADORES, DEPUTADOS, VEREADORES - E GOVERNANTES DESDE O NÍVEL MUNICIPAL AOS PÍNCAROS DO EXECUTIVO, A EMPORCALHAR A NAÇÃO COM A SUA DESFAÇATEZ CRIMINOSA E CORRUPTA E SALÁRIOS VERGONHOSOS. QUESTÃO DE TEMPO!
É A VELHA BATALHA ENTRE O BEM E O MAL. MAS O BEM É PACIENTE, E NÃO HÁ SAIDA PARA O MAL, POIS EXISTEM LEIS QUE GOVERNAM OS MUNDOS - UMA DELAS, A DO PROGRESSO, DA EVOLUÇÃO.
MAS ALGUMAS DIVINAS COISAS DA NATUREZA PRECISAM DE SOCORRO URGENTE, COMO ESSE MARAVILHOSO ECOSISTEMA QUE ENGLOBA AS PALMEIRAS DE SANTA VITÓRIA E ARREDORES URUGUAIOS. AFINAL, TEMOS ESSA IMPORTANTE RESERVA ECOLÓGICA DO TAIM. CERTAMENTE PODEMOS CONQUISTAR, CONSEGUIR UM POUCO MAIS - PELAS PALMEIRAS, POR NÓS TODOS, PELA VIDA, PELA BELEZA, PELO SABOR DOS BUTIÁS!!!
NÃO SE SUBSTIME O GRANDE PODER DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ATUAIS. É INCOMENSURÁVEL. ESTÁ DERRUBANDO DITADURAS! FAZ O RANÇO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA TREMER! E TEMOS VALORES HUMANOS PODEROSOS EM SANTA VITÓRIA - QUESTÃO DE DIRECIONÁ-LOS COM OBJETIVOS BEM ESPECÍFICOS, COMO "VAMOS SALVAR OS PALMARES, TCHE!" SERIA UMA BARBARIDADE DEIXARMOS QUE O PIOR VENHA A ACONTECER.
E OS NOSSO CURRAIS DE PALMAS, TCHE! VAMOS FOTOGRAFÁ-LOS, OS QUE AINDA RESISTEM, VAMOS FAZER ALGUNS VIDEOS, E LEVAR PARA UNS POUCOS POLÍTICOS E GOVERNANTES HONESTOS QUE AINDA TEM. IMAGINO QUE ALGUNS POUCOS HÁ DE HAVER. MEIO INACREDITÁVEL, MAS SEM DÚVIDA DEVE HAVER.
CONECTAR COM ONGS - INSTITUIÇÕES, MESMO INTERNACIONAIS, QUE VENHAM EM NOSSA AJUDA. NÃO VAMOS ESQUECER QUE A LAGOA DO PEIXE, LÁ EM MOSTARDAS, FOI GUINDADA A PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, JUSTAMENTE POR SUA IMPORTÂNCIA COMO ECOSISTEMA.
AQUI ESCREVO DESDE OS INGLESES DO RIO VERMELHO (SANTINHO). UM MERGULHÃO DE OLHO FINCADO NAS COISAS DO PAGO - PRINCIPALMENTE GRAÇAS AO O VITORIENSE. E SAIBAM: TEM MUITO MERGULHÃO AQUI POR ESTAS PARAGENS!
GRANDE ABRAÇO,
JOSÉ VITOR CENTENO RORIGUES
PS. A LOGOMARCA EM DEFESA DAS PALMEIRAS - ACABO DE VER - FICOU ÓTIMA! VAMOS DIVULGÁ-LA!!