quinta-feira, 10 de maio de 2012

Febutiá é atração


    O Ginásio Municipal de Esportes Cardeal foi palco da 6ª Febutiá, de 5 a 8 de abril. O evento organizado pela Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (Sectur). O evento contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Banrisul. Este ano a organização da feira optou pela sua realização no mês de abril, já que é o mês em que a safra atinge seu ponto mais alto e também coincide com Semana Santa, período em que a cidade recebe muitos turistas do Prata.
     O publico que visitou a feira foi recepcionado pela Corte da Febutiá, composta pela rainha Mayara Souza e as princesas Raíza Acosta e Danielli Moura. Um dos destaques foi a exposição de trabalhos feitos a partir da palmeira e seu fruto. Tanto na área de artesanato, como na gastronomia. A degustação de licores, sucos, cucas, bolos, geleias, doces, mousse feito à base da fruta também foram destaque na feira. Já no artesanato adornos, bolsas, potes, luminárias, entre tantas utilidades foram expostos. O comércio e serviços também participaram da exposição.
     Dezenas de litros de licor foram disponibilizados para a tradicional degustação da festa. As atrações foram diversas, o palco da Febutiá recebeu shows regionais e nacionais. Entre eles Vinícius Amaro e Banda , Grupo de Bombacha, Gauer Carrasco - Passion, Banda Kurtametragem e banda Trio Metal BMP. Eventos paralelos também fizeram parte da programação como 4ª Cavalgada dos Campos Neutrais. Brinquedos infláveis para as crianças e praça de alimentação foram espaços procurados pelos visitantes. Na sexta-feira, o destaque foi a encenação da Via-Sacra, na área central da feira. No sábado e no domingo ocorreu a cavalgada que percorreu diversas áreas urbanas e rurais do município. No domingo, o show de encerramento ficou a cargo da banda Maskavo. 

Degustar o tradicional licor de butiá foi parada obrigatória no evento- foto Guacira Santos.