sábado, 5 de novembro de 2011

Ecopalmar realiza seminário ambiental


Ecoopalmar viabiliza vsita aos Palmares de Castilhos




A Eco-Palmar Associação de Defesa do Meio Ambiente realizou visita  aos Palmares de Castilhos, no Uruguai , dia 17 de setembro do corrente ano, estudantes do curso superior de gestão ambiental da Unopar-Polo Giga byte/Santa Vitória e estudantes do curso de Turismo da Furg  acompanharam esta organização ambiental com o intuito de realizar pesquisas de campo para suas universidades.

A primeira parte da programação foi conhecer o projeto da ONG uruguaia chamada Casa Ambiental, que desenvolve um trabalho excepcional de desenvolvimento sustentável voltado à exploração do fruto do butiá , onde,  deste, produzem  geléias, licores, doces, bombons, temperos e outros .

Em seguida foram recebidos por outra organização não-governamental chamada Grupo Palmar, também voltada à defesa e preservação dos palmares e que mantém acordo firmado de troca de informações e cooperação mútua com a Eco-Palmar com fins protecionistas e de pesquisa.

A pesquisa, troca de informações e a observação dos impactos antrópicos dos palmares de Castilhos, maior ecossistema de Butia odorata  do mundo, foi muito importante para que se conheça mais este sistema , tão afetado, e se encontre soluções para uma preservação urgente, pois, está condenado à extinção dentro de poucas décadas à exemplo do que já ocorreu em Santa Vitória do Palmar.


Fonte :Divulgação Ecopalmar

Alunos do Curso de Turismo realizam Seminário do Butiá


Seminário aproxima a universidade com os diferentes setores da sociedade. 
Foto: Guacira Santos



Os alunos do 4º semestre do curso de Turismo Binacional da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Campus Santa Vitória, Décio Garcia, Heiderson Bork e Marcell Larrion, sob a coordenação dos professores Michel Constantino Figueira e Juliana Lima, realizaram o 1º Seminário do Butiá: Identidade e Preservação, no dia 26 de agosto, das 14h às 18h30min, na Câmara de Vereadores. O evento contou com a presença de alunos dos cursos de turismo, além de técnicos, estudantes e professores ligados à área e com o apoio dos acadêmicos Miguel Ribeiro e Eliane da Silva e da Prefeitura Municipal.
O seminário iniciou com a palestra da agrônoma da Secretaria da Agricultura, Elisamar Farias que falou da morfologia da palma e as ações da prefeitura referentes às palmeiras, seguida pelo presidente da Ong EcoPalmar, Maurício Machado que discorreu sobre trabalho daquela entidade sobre as palmeiras relatando também situação dos palmares de Rocha. Já a bióloga Anelise Saraiva Maximila, apresentou seu trabalho de conclusão de curso que tratou sobre a extinção das palmeiras.
Os alunos organizadores fizeram um relato do trabalho realizado por eles em relação às palmeiras, destacando o plantio de mudas em área cedida por um produtor local, ação que caracterizou o trabalho inicial do projeto e também a continuidade com a realização do seminário.
Ainda na continuação, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Clarivani de Abreu, falou sobre o trabalho realizado junto ao programa de Economia Popular Solidária que utiliza o fruto e a folha da palmeira para o artesanato e a gastronomia, promovendo o aumento de renda das famílias e a inclusão social. No intervalo do evento, os participantes degustaram produtos da gastronomia do butiá elaborados pelo Programa de Economia Solidária da prefeitura.
Para finalizar, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória, Márcio Silveira, falou sobre a efetiva adequação das lavouras de arroz à legislação ambiental, enfatizando que os arrozeiros santa-vitorienses cumprem essa legislação, adotando procedimentos e práticas ambientalmente corretas na lavoura de arroz. Silveira foi elogiado pelos participantes pela sua disposição em fazer parte do diálogo e estar presente nas discussões que envolvem o meio ambiente no município.
O coordenador do Curso de Turismo Binacional, Michel Figueira, agradeceu aos participantes e palestrantes que contribuíram para o sucesso do evento. “O papel da universidade é trabalhar em prol de uma sociedade melhor e mais justa, respeitando os diferentes argumentos e posições e aproximando os setores da sociedade”, destacou.

Seminário aproxima a universidade com os diferentes setores da sociedade. 
Foto: Guacira Santos