segunda-feira, 22 de junho de 2009

Eu amo Santa Vitória do Palmar

Por isso, mesmo de forma amadora, resolvi me arriscar a fazer um pequeno vídeo para homenagear Santa Vitória.

sábado, 6 de junho de 2009

3ª Febutiá valoriza as palmeiras






A 3ª feira de produtos derivados da palmeira do butiá (Febutiá) promovida pela Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (Sectur), ocorreu de 4 a 7 de junho e obteve grande êxito. Apesar do frio , o público visitou a feira e a degustação do tradicional licor de butiá fez parte das diversas atrações do evento que apresenta uma variedade de shows, seminários, palestras, intervenções cênicas e a Cavalgada dos Campos Neutrais.

O palmar, através dos tempos, foi de grande importância cultural e econômica. Atualmente a cultura produtiva do palmar se dá especialmente na produção artesanal de diversos produtos a partir de seu fruto: o butiá, licor, sorvete, doces, geléias são alguns exemplos de produtos derivados dessa fruta. Já a folha da palma é utilizada para confecção de adornos, como bolsas, utensílios, entre outros.

A palmeira do butiá (butia capitata) significa um recurso socioeconômico importante para a população santa-vitoriense. Percebe-se a comprovação de estudos que demonstram a utilidade econômica atual desse ecossistema na realização da Febutiá pela Prefeitura de Santa Vitória.

Grito das Palmeiras presente na Febutiá

A conclusão de uma monografia não significa o fim de um projeto, pelo menos para nós, por isso a professora Maria Inara Tavares continua com seu propósito e eu ( Guacira ) com a divugação. Um stand na entrada da feira demonstra o projeto sobre a extinção das palmeiras e sua preservação.


Inara e Guacira com o engenheiro Agrônomo Alci Cardozo e esposa na Febutiá


Primeira turna do pós em Educação Ambiental conclui epecialização


As onze alunas do curso de Pós-graduação em Educação Ambiental latu sensu, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) Pólo da UAB- Universidade Extremo Meridional defenderam suas monografias no dia 15 de maio de 2009, na Câmara de Vereadores. A banca foi coordenada pela professora doutora, Maria do Carmo Galiazzi ( coordenadora do curso) e demais professores. Agora com a cnclusão do curso seguimos em frente com a execução de nossos projetos, pois como sempre afirmamos ao longo do curso, a Educação Ambiental é um caminho que não tem mais volta. Avante!

Comunidade do Orkut ajuda a divulgar as palmeiras


Desde novembro de 2008 estamos com uma comunidade no orkut que trata das palmeiras de Santa Vitória do Palmar. Participe do Grito das palmeiras : http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpn&cmm=76607693