quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Luta pela preservação das palmeiras recebe adesões em Curral Alto






Cada vez mais, pessoas da comunidade estão conosco na luta pela preservação das palmeiras butia capitata. Exemplo disso está na iniciativa do produtor rural Lineu Laforet Padilha que ao ouvir nossa participação no programa Econtro da Comunidade , comandado pelo radialista Flávio Moré, teve a idéia de realizar um encontro em sua residência, em Curral Alto, no dia 15 de novembro, para discutir alternativas para a recuperação das palmeiras no município.
Nós do projeto, Guacira e Inara ,fomos recebidas com muito carinho pela família Padilha. O encontro contou com a presença do radialista Flávio Moré que fez uma retrospectiva do programa realizado no mês de julho, contando com o nosso testemunho, do engenheiro agrônomo Carlos Alcy Cardozo, grande conhecedor do assunto, e do professor Homero Vasques Rodrigues que fez uma retrospectiva histórica dos palmares em Santa Vitória do Palmar. Também entre as presenças, Rubens Carrasco, Istênio Pereira, Abilio Borges, profissionais de cidades da Zona Sul e o irmão de Lineu Padilha, o escritor e poeta, Sérgio Padilha que nos presenteu com seu livro "A agradável necessidade de escrever".
Num dos techos de seu livro , Sérgio Padilha refere-se ao irmão Lineu. " Uma vida de trabalho sério e profícuo, prestado inclusive a causas da comunidade, especialmente à Santa Vitória do Palmar, com o qual tanto te identificas." Sérgio ainda se refere ao irmão como " um homem de postura, de princípios, de passado retilínio que transita pelo presente com determinação e vontade, em direção ao futuro animado de projetos nascidos de forte idealismo que nunca te faltou. " Um depoimento que espelha com exatidão a pessoa que é Lineu padilha.
Nós do Grito das Palmeiras, agradecemos ao engajamento do produtor rural Lineu Laforet Padilha e de todos os seu amigos que se sensibilizaram com a nossa causa. A inciativa de realizar esse encontro enriqueceu o nosso projeto e nos motivou a ir em frente defendendo a preservação das palmeiras.
Para simbolizar o encontro, foi plantada uma muda de palmeira em frente a propriedade do produtor Lineu Padilha.




Seminário da Ecopalmar discute as palmeiras


No dia 7 de novembro, a ong Ecopalmar realizou seu 2º Seminário Ambiental que contou com a presença de representantes de diversas instituições. Entre as palestras foi tratado sobre o tema palmares de butiá. Para falar sobre o assunto, nossos vizinhos uruguaios, de Rocha, expuseram sua experiência e falarem sobre sua campanha para salvar os palmares de Rocha. Estivemos lá para participar do seminário e principalmente enriquecer nosso conhecimento sobre o assunto palmeiras\palmares que é nosso objeto de estudo. Recebemos do ambientalista Giancarlo Geymonat uma cópia do documento enviado às autoridades uruguaias sugerindo medidas a serem tomadas para preservar os Palmares de Butiá do Uruguai.
O endereço para conhecer melhor o trabalho dos vizinhos uruguaios é:
http://butiaceros.blogspot.com/